Privatização da Eletrobras: Tarifas de Energia Tendem a Subir
Você acha que com a privatização da Eletrobras, sua conta de energia aumentará? Confira o que pensam os especialistas.
Você certamente já ouviu falar sobre a privatização da Eletrobras não é mesmo?
O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou no mês de agosto um comunicado sobre a democratização do capital da Eletrobras em Bolsa, o que significa que novas ações da companhia serão lançadas na BOVESPA.
O MME toma a decisão baseando-se na falta de sucesso da gestão na recuperação da empresa que demonstra ineficiência estatal nos últimos 15 anos.
Você pode até pensar que essa notícia nada tem a ver com você, porém a Eletrobras é um grupo que detém 1/3 da geração, metade da transmissão e algumas distribuidoras de energia, ou seja, o futuro da empresa, influencia diretamente no abastecimento de energia elétrica do país.
O Ministério afirma que não há espaço para elevação de tarifas nem aumento de encargos setoriais, mas será que isso é verdade? As opiniões dos especialistas divergem a respeito dos prós e contras da privatização da Eletrobras, mas todos acreditam em um fato: a tarifa subirá sim!
Em entrevista à BBC, tanto Dorel Ramos (USP) quanto Nivalde de Castro (UFRJ), ambos especialistas do setor elétrico, avaliam que a conta de luz ficará mais cara após a desestatização. Uma vez que a empresa esteja com sua maioria no capital privado, cada avanço da empresa se torna lucro para os acionistas da empresa e não menores preços para os consumidores, defende Castro.
Ildo Sauer (USP), afirma que a privatização pode não trazer o retorno esperado para as contas públicas por conta de particularidades no modelo de negócio que tornam o investimento desvantajoso e arriscado aos investidores.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê um aumento de até 16,7% nas tarifas para consumidores residenciais.
E você? Acha que 2018 começará com a energia elétrica ainda mais cara? Deixe um comentário.
Fontes e Links de interesse:
Bình luận